sábado, 17 de novembro de 2012

TEXTO COLABORATIVO - SÔNIA E SUZILENI


O curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade - Leitura e Escrita em Contexto Digital trouxe muitos desafios durante o desenvolvimento destes quatro módulos.  Desafios que exigiram habilidades que não tínhamos antes, desafios que me proporcionaram compreender e aprender diversos gêneros textuais.
O tempo que utilizamos para realizar as participações e discussões nos fóruns nos fez viajar em um mundo digital que antes era obscuro para mim e acredito para muitos amigos. O blog, que nos assustou a princípio aos poucos foi desmistificado e encarado como ferramenta de apoio para as produções textuais.
As reflexões, individuais e coletivas, as sugestões de leituras, as análises sobre as produções e o blog servirão como novos mecanismos de aprendizagem e ensino.
A bibliografia do curso, compostas de textos e autores muito enriquecedores, foi primordial para a compreensão da produção textual e da leitura no mundo atual. As inovações propostas e o contato com os diversos gêneros do discurso nos tornou mais críticos e já está influenciando nossa prática docente.
O apoio dos colegas, da tutora e a vontade de continuar aprendendo foram primordiais para a superação dos limites em relação à utilização dos recursos digitais. O blog será muito útil para reencontrar os amigos conquistados aqui e também servirá como base de estudo e pesquisa de cursistas que participarão de edições futuras do curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, por esta razão devemos mantê-lo. Depois de superado o desafio de participar de um blog, não tenho mais insegurança de trabalhar isso na sala de aula. Também acho que o blog deve continuar, porque podemos alimentá-lo não só com nossos textos, mas também com as produções de nossos alunos.
Resumindo, posso dizer que o curso foi de grande valia e nos proporcionou um aprendizado significativo e útil para o dia a dia na sala de aula. 

Um comentário:

  1. Queridas cursistas, parabéns por concluírem com êxito o curso. Abs. Tutora Tamar.

    P.S. Procurarei seguir este blog, se quiserem seguir o meu, agradeço. http://tamara-adocaotardia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir