quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Depoimentos sobre leitura e escrita - Silvana Pitombo Bixilia

O livro nas telas


Um relato sobre minha experiência com livros não seria algo inusitado, porém, de extrema importância para a época entre a adolescência e a juventude. Trata-se da oportunidade de eu ter lido Papillon de Henri Charrière e alguns anos depois, já sem tê-lo presente na lembrança, assistir ao filme. Sem sombra de dúvida, aquilo que eu assistia então, foi detalhadamente checado por minha memória retomada de maneira forte e nítida. Essa sensação causou-me um misto de orgulho e alegria enquanto exigia correta correspondência entre as imagens criadas por minha imaginação quando da leitura e aquelas do filme que eu velozmente antecipava no cinema. Se anteriormente eu já tinha o hábito de leitura, este se tornou mais intenso, porém sem a necessidade e assistir às versões de outros leitores nas telas.

Essa experiência parece estar diretamente ligada ao fato de “gostar ou não gostar” do filme para quem leu o livro anteriormente, e inversamente, para quem assiste ao filme e depois lê o livro, geralmente comenta que não há comparação entre ambos, face à riqueza de detalhes que o livro contém, além de uma história muito mais completa. Nota-se também que tudo isso é possível para aqueles que cultivam a leitura através das várias fases de crescimento, idade e interesse, pois infelizmente, quando isso se interrompe e o cinema (ou vídeos) passa a ser um novo hobby, substitui a leitura por seu caráter imediato e a oferta de algo pronto para ser apenas e simplesmente apreciado ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário